Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

GEOMEMÓRIA GEOMORFOLÓGICA: PROPOSTA DO USO DE IMAGEM E JOGO COMO POTENCIAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123676
    "edicao_id" => 432
    "trabalho_id" => 664
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "GEOMEMÓRIA GEOMORFOLÓGICA: PROPOSTA DO USO DE IMAGEM E JOGO COMO POTENCIAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O estudo da geomorfologia é primordial para a compreensão da natureza, isto é, de um conjunto de conhecimentos desde solos, água, clima, vegetação, uso e ocupação do solo até a preservação do meio ambiente (Florenzano, 2008), sendo assim, pode-se dizer que é fundamental para a compreensão do funcionamento da relação homem-natureza. Tal desafio torna-se maior no ensino-aprendizagem dos conhecimentos da geomorfologia no ensino básico, uma vez que utiliza uma ampla terminologia técnica (Ben et. al., 2023). Conforme Afonso (2015) afirma os docentes ao lecionarem conteúdos sobre a dinâmica da natureza, em especial a geomorfologia, no ensino de geografia por vezes demonstram inaptidão ou mesmo notam desconforto sobre o tema, o que está associado às dificuldades encontradas na aprendizagem (Carvalho et. al., 2022). Logo, para o melhor aprendizado de conteúdos referentes ao relevo faz-se necessário utilizar meios e recursos mais eficientes, que usem diversificadas linguagens imagéticas (Ben et. al., 2023). Cabe ressaltar que a geografia utiliza diversas linguagens como recursos didáticos da aprendizagem, e, dentre estes, os recursos visuais e audiovisuais têm se demonstrado relevantes, pois observar e analisar uma imagem pode impulsionar a construção do conhecimento geográfico, além de estar presente no dia a dia dos discentes tanto em espaços formais quanto informais de aprendizagem (Silva e Frick, 2012). Na educação, torna-se necessário explorar diferentes metodologias de ensino e aprendizagem e destaca-se a adaptação de conteúdos às circunstâncias práticas educacionais. Nesse contexto, o uso de jogos tem ganhado destaque no espaço escolar por facilitar a compreensão de conceitos geográficos de forma dinâmica e lúdica, promovendo um processo de aprendizagem vivenciado de maneira prazerosa e motivadora. Desta forma, o trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação do jogo GeoMemória Geomorfológica, que visa o aprendizado da geomorfologia a partir da brincadeira, a proposta em questão une o uso da imagem, conforme exposto acima, e o uso do jogo, ambas ferramentas de grande potencial para os conhecimentos da geomorfologia no ensino de geografia. O jogo GeoMemória Geomorfológica é composto por 22 cartas, divididas em pares: 11 apresentam termos geomorfológicos e imagens reais, enquanto as outras 11 contêm conteúdos textuais. Dispostas aleatoriamente com o verso para cima, o discente terá como objetivo encontrar os pares correspondentes, em concomitância o docente responsável poderá desenvolver melhor o conteúdo presente nas cartas. O jogo é testado em duas fases, a primeira com discentes (futuros docentes) da disciplina de Geomorfologia Geral e Continental. do curso de licenciatura em Geografia, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e posteriormente será aplicado com discentes do ensino fundamental II da disciplina de geografia. Os resultados parciais apontam que os recursos e materiais didáticos, não são substitutivos, mas podem complementar o livro didático, contribuindo para a problematização e aprimoramento de competências curriculares. O jogo, ao desmistificar a complexidade do conhecimento geomorfológico, revela-se um recurso eficaz pela dinâmica acessível e de fácil compreensão, minimizando a dispersão dos discentes na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID352_TB664_26072025181124.pdf"
    "created_at" => "2025-09-15 11:26:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANN MOREIRA DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IANN"
    "autor_email" => "iann.mos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia"
    "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41"
    "publicacao_id" => 130
    "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123676
    "edicao_id" => 432
    "trabalho_id" => 664
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "GEOMEMÓRIA GEOMORFOLÓGICA: PROPOSTA DO USO DE IMAGEM E JOGO COMO POTENCIAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O estudo da geomorfologia é primordial para a compreensão da natureza, isto é, de um conjunto de conhecimentos desde solos, água, clima, vegetação, uso e ocupação do solo até a preservação do meio ambiente (Florenzano, 2008), sendo assim, pode-se dizer que é fundamental para a compreensão do funcionamento da relação homem-natureza. Tal desafio torna-se maior no ensino-aprendizagem dos conhecimentos da geomorfologia no ensino básico, uma vez que utiliza uma ampla terminologia técnica (Ben et. al., 2023). Conforme Afonso (2015) afirma os docentes ao lecionarem conteúdos sobre a dinâmica da natureza, em especial a geomorfologia, no ensino de geografia por vezes demonstram inaptidão ou mesmo notam desconforto sobre o tema, o que está associado às dificuldades encontradas na aprendizagem (Carvalho et. al., 2022). Logo, para o melhor aprendizado de conteúdos referentes ao relevo faz-se necessário utilizar meios e recursos mais eficientes, que usem diversificadas linguagens imagéticas (Ben et. al., 2023). Cabe ressaltar que a geografia utiliza diversas linguagens como recursos didáticos da aprendizagem, e, dentre estes, os recursos visuais e audiovisuais têm se demonstrado relevantes, pois observar e analisar uma imagem pode impulsionar a construção do conhecimento geográfico, além de estar presente no dia a dia dos discentes tanto em espaços formais quanto informais de aprendizagem (Silva e Frick, 2012). Na educação, torna-se necessário explorar diferentes metodologias de ensino e aprendizagem e destaca-se a adaptação de conteúdos às circunstâncias práticas educacionais. Nesse contexto, o uso de jogos tem ganhado destaque no espaço escolar por facilitar a compreensão de conceitos geográficos de forma dinâmica e lúdica, promovendo um processo de aprendizagem vivenciado de maneira prazerosa e motivadora. Desta forma, o trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação do jogo GeoMemória Geomorfológica, que visa o aprendizado da geomorfologia a partir da brincadeira, a proposta em questão une o uso da imagem, conforme exposto acima, e o uso do jogo, ambas ferramentas de grande potencial para os conhecimentos da geomorfologia no ensino de geografia. O jogo GeoMemória Geomorfológica é composto por 22 cartas, divididas em pares: 11 apresentam termos geomorfológicos e imagens reais, enquanto as outras 11 contêm conteúdos textuais. Dispostas aleatoriamente com o verso para cima, o discente terá como objetivo encontrar os pares correspondentes, em concomitância o docente responsável poderá desenvolver melhor o conteúdo presente nas cartas. O jogo é testado em duas fases, a primeira com discentes (futuros docentes) da disciplina de Geomorfologia Geral e Continental. do curso de licenciatura em Geografia, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e posteriormente será aplicado com discentes do ensino fundamental II da disciplina de geografia. Os resultados parciais apontam que os recursos e materiais didáticos, não são substitutivos, mas podem complementar o livro didático, contribuindo para a problematização e aprimoramento de competências curriculares. O jogo, ao desmistificar a complexidade do conhecimento geomorfológico, revela-se um recurso eficaz pela dinâmica acessível e de fácil compreensão, minimizando a dispersão dos discentes na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID352_TB664_26072025181124.pdf"
    "created_at" => "2025-09-15 11:26:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANN MOREIRA DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IANN"
    "autor_email" => "iann.mos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia"
    "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41"
    "publicacao_id" => 130
    "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O estudo da geomorfologia é primordial para a compreensão da natureza, isto é, de um conjunto de conhecimentos desde solos, água, clima, vegetação, uso e ocupação do solo até a preservação do meio ambiente (Florenzano, 2008), sendo assim, pode-se dizer que é fundamental para a compreensão do funcionamento da relação homem-natureza. Tal desafio torna-se maior no ensino-aprendizagem dos conhecimentos da geomorfologia no ensino básico, uma vez que utiliza uma ampla terminologia técnica (Ben et. al., 2023). Conforme Afonso (2015) afirma os docentes ao lecionarem conteúdos sobre a dinâmica da natureza, em especial a geomorfologia, no ensino de geografia por vezes demonstram inaptidão ou mesmo notam desconforto sobre o tema, o que está associado às dificuldades encontradas na aprendizagem (Carvalho et. al., 2022). Logo, para o melhor aprendizado de conteúdos referentes ao relevo faz-se necessário utilizar meios e recursos mais eficientes, que usem diversificadas linguagens imagéticas (Ben et. al., 2023). Cabe ressaltar que a geografia utiliza diversas linguagens como recursos didáticos da aprendizagem, e, dentre estes, os recursos visuais e audiovisuais têm se demonstrado relevantes, pois observar e analisar uma imagem pode impulsionar a construção do conhecimento geográfico, além de estar presente no dia a dia dos discentes tanto em espaços formais quanto informais de aprendizagem (Silva e Frick, 2012). Na educação, torna-se necessário explorar diferentes metodologias de ensino e aprendizagem e destaca-se a adaptação de conteúdos às circunstâncias práticas educacionais. Nesse contexto, o uso de jogos tem ganhado destaque no espaço escolar por facilitar a compreensão de conceitos geográficos de forma dinâmica e lúdica, promovendo um processo de aprendizagem vivenciado de maneira prazerosa e motivadora. Desta forma, o trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação do jogo GeoMemória Geomorfológica, que visa o aprendizado da geomorfologia a partir da brincadeira, a proposta em questão une o uso da imagem, conforme exposto acima, e o uso do jogo, ambas ferramentas de grande potencial para os conhecimentos da geomorfologia no ensino de geografia. O jogo GeoMemória Geomorfológica é composto por 22 cartas, divididas em pares: 11 apresentam termos geomorfológicos e imagens reais, enquanto as outras 11 contêm conteúdos textuais. Dispostas aleatoriamente com o verso para cima, o discente terá como objetivo encontrar os pares correspondentes, em concomitância o docente responsável poderá desenvolver melhor o conteúdo presente nas cartas. O jogo é testado em duas fases, a primeira com discentes (futuros docentes) da disciplina de Geomorfologia Geral e Continental. do curso de licenciatura em Geografia, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e posteriormente será aplicado com discentes do ensino fundamental II da disciplina de geografia. Os resultados parciais apontam que os recursos e materiais didáticos, não são substitutivos, mas podem complementar o livro didático, contribuindo para a problematização e aprimoramento de competências curriculares. O jogo, ao desmistificar a complexidade do conhecimento geomorfológico, revela-se um recurso eficaz pela dinâmica acessível e de fácil compreensão, minimizando a dispersão dos discentes na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.