A AULA DE CAMPO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DA GEOMORFOLOGIA: UM RELATO SOBRE A VOÇOROCA DE MAGÉ (RJ) E O RIO GUAPIAÇU (RJ)
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123513 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 1393 "titulo" => "A AULA DE CAMPO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DA GEOMORFOLOGIA: UM RELATO SOBRE A VOÇOROCA DE MAGÉ (RJ) E O RIO GUAPIAÇU (RJ)" "resumo" => "As aulas de campo têm se consolidado como uma metodologia relevante na contemporaneidade, pois, segundo Silva e Campos (2015), contribuem para uma compreensão crítica da realidade, favorecendo a observação das paisagens transformadas e das interações entre o ser humano e o meio ambiente, a partir de uma leitura consciente e sensível. Dessa forma, autores como Marcos (2006), Silva e Campos (2015), Kaercher (1997) e Tomita (1999) destacam que o ensino de Geomorfologia, vinculado à educação geográfica, deve proporcionar aos alunos uma compreensão crítica e fundamentada da realidade. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo reconhecer a devida importância da aula de campo, entendendo-a como uma ferramenta essencial para que o discente compreenda, na prática, os conteúdos teóricos abordados em sala de aula e nos materiais didáticos. Sob essa perspectiva, destaca-se o relato de experiência da turma de Geomorfologia Continental de 2024.2 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Faculdade de Formação de Professores (FFP), que realizou uma aula de campo nos municípios de Magé (RJ) e Cachoeiras de Macacu (RJ) em que, durante a atividade, foram visitados ambientes como rios e áreas com ocorrência de voçorocamento. Nesse sentido, ao longo do percurso, observaram-se as paisagens e dinâmicas geomorfológicas das regiões visitadas, caracterizadas por diferentes formas de relevo, como escarpas serranas, colinas e áreas planas. Além disso, foram analisados conceitos fundamentais para o estudo da Geomorfologia, possibilitando a observação direta de teorias relacionadas à erosão linear e acelerada, bem como à caracterização da curvatura da geomorfologia local, incluindo formas convexas, côncavas e retilíneas. Portanto, além de contribuir para o fortalecimento do aprendizado teórico, a atividade de campo promoveu a vivência prática dos conteúdos, facilitando a fixação e a compreensão dos mesmos. Como resultado, constatou-se que o trabalho de campo favoreceu significativamente a formação dos estudantes, permitindo que, por meio da visualização das paisagens, as teorias da Geomorfologia fossem efetivamente compreendidas. Desse modo, isso refletiu-se, inclusive, no bom desempenho da turma na atividade final da disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1393_TB439_25072025163832.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA XAVIER PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA XAVIER" "autor_email" => "giouerjffp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123513 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 1393 "titulo" => "A AULA DE CAMPO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DA GEOMORFOLOGIA: UM RELATO SOBRE A VOÇOROCA DE MAGÉ (RJ) E O RIO GUAPIAÇU (RJ)" "resumo" => "As aulas de campo têm se consolidado como uma metodologia relevante na contemporaneidade, pois, segundo Silva e Campos (2015), contribuem para uma compreensão crítica da realidade, favorecendo a observação das paisagens transformadas e das interações entre o ser humano e o meio ambiente, a partir de uma leitura consciente e sensível. Dessa forma, autores como Marcos (2006), Silva e Campos (2015), Kaercher (1997) e Tomita (1999) destacam que o ensino de Geomorfologia, vinculado à educação geográfica, deve proporcionar aos alunos uma compreensão crítica e fundamentada da realidade. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo reconhecer a devida importância da aula de campo, entendendo-a como uma ferramenta essencial para que o discente compreenda, na prática, os conteúdos teóricos abordados em sala de aula e nos materiais didáticos. Sob essa perspectiva, destaca-se o relato de experiência da turma de Geomorfologia Continental de 2024.2 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Faculdade de Formação de Professores (FFP), que realizou uma aula de campo nos municípios de Magé (RJ) e Cachoeiras de Macacu (RJ) em que, durante a atividade, foram visitados ambientes como rios e áreas com ocorrência de voçorocamento. Nesse sentido, ao longo do percurso, observaram-se as paisagens e dinâmicas geomorfológicas das regiões visitadas, caracterizadas por diferentes formas de relevo, como escarpas serranas, colinas e áreas planas. Além disso, foram analisados conceitos fundamentais para o estudo da Geomorfologia, possibilitando a observação direta de teorias relacionadas à erosão linear e acelerada, bem como à caracterização da curvatura da geomorfologia local, incluindo formas convexas, côncavas e retilíneas. Portanto, além de contribuir para o fortalecimento do aprendizado teórico, a atividade de campo promoveu a vivência prática dos conteúdos, facilitando a fixação e a compreensão dos mesmos. Como resultado, constatou-se que o trabalho de campo favoreceu significativamente a formação dos estudantes, permitindo que, por meio da visualização das paisagens, as teorias da Geomorfologia fossem efetivamente compreendidas. Desse modo, isso refletiu-se, inclusive, no bom desempenho da turma na atividade final da disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1393_TB439_25072025163832.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA XAVIER PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA XAVIER" "autor_email" => "giouerjffp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }