MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E TEXTUAIS NA ABORDAGEM DA FEIÇÃO FALÉSIA COMO RECURSO NO ENSINO DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
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Nesse contexto, o objetivo é descrever o processo de elaboração e disponibilização de materiais didáticos concretos, textuais e visuais para a abordagem da feição falésia nos componentes físico-naturais da Geografia escolar, permitindo o conhecimento de uma feição distante da realidade de estudantes residentes em áreas afastadas do litoral, mas bastante presente nos livros didáticos de Geografia. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, aplicada e propositiva, pois, desenvolve e avalia recursos concretos, como cartas topográficas e maquetes tridimensionais, que podem ser utilizados diretamente no ensino do relevo para facilitar a assimilação dos conceitos geomorfológicos, a partir de metodologias que integram as linguagens cartográficas, textuais e visuais, contribuindo para a superação das dificuldades no ensino de relevo. 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A construção dessas maquetes tridimensionais busca aproximar os alunos da dinâmica geomorfológica, promovendo maior interdisciplinaridade e permitindo a visualização e interpretação de formas que não fazem parte de seu ambiente imediato. Conclui-se que a utilização de cartas topográficas e maquetes tridimensionais adaptadas e simplificadas para o ensino de Geografia, a exemplo da feição falésia, aproxima conteúdos da realidade dos alunos e favorece a compreensão dos processos geomorfológicos." 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