PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO EM REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS NO BAIRRO URLÂNDIA, SANTA MARIA- RS
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Ao analisar esse desastre natural, torna-se fundamental considerar quais populações foram mais impactadas, bem como os processos de ocupação das áreas de risco. Frente a isso, a educação desempenha um papel fundamental nesse processo, ao proporcionar uma aprendizagem que exemplifica como esses fenômenos ocorrem na escala local. A educação em redução de riscos e desastres, aliada a estratégias de conscientização pública, tem potencial de transformar as percepções sobre tais temáticas e incentivar ações de autoproteção. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo propor o uso de recursos didáticos como maquetes participativas e debates sobre a ocupação territorial local, especialmente em escolas situadas em áreas de risco, como o bairro Urlândia, localizado na região sul de Santa Maria–RS. A metodologia utilizada consiste em uma abordagem qualitativa, que permite uma análise mais profunda dos fenômenos e das relações entre os sujeitos, o ambiente escolar e os desastres naturais, construída em três etapas, 1- Elaboração dos materiais, buscando abordar conteúdos programáticos da BNCC (Brasil, 2018) e Referencial Gaúcho (SEDUC RS, 2018), 2- aplicação em escolas localizadas em áreas vulneráveis e 3- avaliação qualitativa dos aprendizados. A adoção de metodologias de ensino que formem cidadãos conscientes de seus direitos e das transformações ambientais contribui significativamente para a educação ambiental, promovendo o conhecimento sobre legislações, medidas de prevenção e órgãos responsáveis pela gestão de riscos. 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