A UTILIZAÇÃO DE FILMES AO SE ESTUDAR O RELEVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Para isso, a formação do relevo é apresentada como resultado da interação da tectônica de placas (fatores endógenos) com os processos climáticos, sua esculturação e desgaste como resultado da interação do clima, do vento, da gravidade e da biodiversidade (fatores exógenos), além da influência das atividades antrópicas. Diante de tal complexidade, a produção cinematográfica foi adotada como uma possibilidade e/ou meio de análise destes aspectos, por sua alta capacidade de retratar e representar diferentes situações e cenários, reais e fictícios, que dialogam com conhecimentos científicos relacionados à Geomorfologia. Ademais, essa escolha justifica-se pela obrigatoriedade da utilização de obras nacionais desse gênero artístico na Educação Básica, do letramento cinematográfico, da importância deste para ampliação do repertório cultural dos estudantes e profissionais da docência, e das possibilidades de atividades diversas e dinâmicas a serem desenvolvidas a partir do uso de filmes, em vivências e fazeres que possam envolver metodologias ativas, a interdisciplinaridade e a transversalidade. 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