COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA DO MINICURSO “ENTENDENDO UM POUCO SOBRE A MULTIMODALIDADE E O LETRAMENTO VISUAL”
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123202 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 307 "titulo" => "COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA DO MINICURSO “ENTENDENDO UM POUCO SOBRE A MULTIMODALIDADE E O LETRAMENTO VISUAL”" "resumo" => "Este trabalho visa compartilhar a experiência da realização do minicurso intitulado de “Entendendo um pouco sobre a multimodalidade e o letramento visual” ocorrido em uma escola pública da rede estadual de Teresina – PI e realizado como intervenção da pesquisa-ação “O LETRAMENTO VISUAL MULTIMODAL PARA A LEITURA DO TEXTO MULTIMODAL NO ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA” que fora desenvolvida na ocasião do trabalho de conclusão de curso do primeiro autor sob orientação da segunda autora. A pesquisa discutiu elementos das três metafunções da Gramática do Design Visual: representacional, Interativa e composicional, e embasou-se teoricamente, também, nas contribuições HODGE E KRESS (1988); CALLOW (2011) e JEWITT (2002). O minicurso objetivou apresentar e discutir brevemente, com alunos do ensino médio, a abordagem da multimodalidade e do letramento visual à luz da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2006), focando, especialmente, na sua aplicação para a leitura, para promove-la de forma crítica e ativa. Ao final, o minicurso mostrou-se exitoso tanto para o pesquisador quando para o ensino aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID307_TB153_16072025154240.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VICTOR DE MACÊDO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "mvictormqz123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123202 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 307 "titulo" => "COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA DO MINICURSO “ENTENDENDO UM POUCO SOBRE A MULTIMODALIDADE E O LETRAMENTO VISUAL”" "resumo" => "Este trabalho visa compartilhar a experiência da realização do minicurso intitulado de “Entendendo um pouco sobre a multimodalidade e o letramento visual” ocorrido em uma escola pública da rede estadual de Teresina – PI e realizado como intervenção da pesquisa-ação “O LETRAMENTO VISUAL MULTIMODAL PARA A LEITURA DO TEXTO MULTIMODAL NO ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA” que fora desenvolvida na ocasião do trabalho de conclusão de curso do primeiro autor sob orientação da segunda autora. A pesquisa discutiu elementos das três metafunções da Gramática do Design Visual: representacional, Interativa e composicional, e embasou-se teoricamente, também, nas contribuições HODGE E KRESS (1988); CALLOW (2011) e JEWITT (2002). O minicurso objetivou apresentar e discutir brevemente, com alunos do ensino médio, a abordagem da multimodalidade e do letramento visual à luz da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2006), focando, especialmente, na sua aplicação para a leitura, para promove-la de forma crítica e ativa. Ao final, o minicurso mostrou-se exitoso tanto para o pesquisador quando para o ensino aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID307_TB153_16072025154240.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VICTOR DE MACÊDO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "mvictormqz123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }