Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

A ABORDAGEM DADA AS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E ORIENTAÇÕES PARA UMA RÉPLICA CRÍTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123167
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 264
    "titulo" => "A ABORDAGEM DADA AS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E ORIENTAÇÕES PARA UMA RÉPLICA CRÍTICA"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, notou-se um aumento das tecnologias digitais no cotidiano, modificando as habilidades necessárias para a participação crítica nas práticas comunicativas contemporâneas. Devido à facilidade de produzir e publicar textos na internet, ampliou-se a quantidade de informações em circulação; porém, essas informações nem sempre passam por processos de curadoria, aumentando o fenômeno da desinformação e das fake news no mundo digital. Destaca-se o importante papel das escolas para a formação de leitores e cidadãos críticos. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar como o livro didático de língua portuguesa (LDP) do ensino médio aborda as fake news e quais direcionamentos são propostos para estudo e reflexão. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e descritiva (Paiva, 2019). Apoiou-se teoricamente em estudos acerca da Cibercultura (Lèvy, 1999; Santaella, 2003, 2018), fake news (Nascimento, 2020; Lé; Anacleto; Ribeiro, 2021), capacidades de apreciação e réplica crítica (Rojo, 2004), letramento digital (Coscarelli; Ribeiro, 2017) e educação midiática (Ferrari; Ochs; Machado, 2020). Os resultados apontaram que a obra analisada desenvolve habilidades pertinentes à comunicação crítica no século XXI, relacionadas à curadoria de informações e à apreciação e réplica crítica sob princípios éticos e democráticos. Conclui-se que é fundamental abordar habilidades de comunicação midiática e capacidades de réplica crítica no ensino de língua portuguesa para formar indivíduos capazes de interagir criticamente na sociedade contemporânea, e que o papel do professor como agente de letramentos é imprescindível no estímulo dessas habilidades e na inserção social dos alunos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID264_TB99_07072025102642.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUIZA COSTA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maria Luiza"
    "autor_email" => "marialuizaces@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123167
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 264
    "titulo" => "A ABORDAGEM DADA AS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E ORIENTAÇÕES PARA UMA RÉPLICA CRÍTICA"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, notou-se um aumento das tecnologias digitais no cotidiano, modificando as habilidades necessárias para a participação crítica nas práticas comunicativas contemporâneas. Devido à facilidade de produzir e publicar textos na internet, ampliou-se a quantidade de informações em circulação; porém, essas informações nem sempre passam por processos de curadoria, aumentando o fenômeno da desinformação e das fake news no mundo digital. Destaca-se o importante papel das escolas para a formação de leitores e cidadãos críticos. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar como o livro didático de língua portuguesa (LDP) do ensino médio aborda as fake news e quais direcionamentos são propostos para estudo e reflexão. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e descritiva (Paiva, 2019). Apoiou-se teoricamente em estudos acerca da Cibercultura (Lèvy, 1999; Santaella, 2003, 2018), fake news (Nascimento, 2020; Lé; Anacleto; Ribeiro, 2021), capacidades de apreciação e réplica crítica (Rojo, 2004), letramento digital (Coscarelli; Ribeiro, 2017) e educação midiática (Ferrari; Ochs; Machado, 2020). Os resultados apontaram que a obra analisada desenvolve habilidades pertinentes à comunicação crítica no século XXI, relacionadas à curadoria de informações e à apreciação e réplica crítica sob princípios éticos e democráticos. Conclui-se que é fundamental abordar habilidades de comunicação midiática e capacidades de réplica crítica no ensino de língua portuguesa para formar indivíduos capazes de interagir criticamente na sociedade contemporânea, e que o papel do professor como agente de letramentos é imprescindível no estímulo dessas habilidades e na inserção social dos alunos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID264_TB99_07072025102642.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUIZA COSTA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maria Luiza"
    "autor_email" => "marialuizaces@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Nas últimas décadas, notou-se um aumento das tecnologias digitais no cotidiano, modificando as habilidades necessárias para a participação crítica nas práticas comunicativas contemporâneas. Devido à facilidade de produzir e publicar textos na internet, ampliou-se a quantidade de informações em circulação; porém, essas informações nem sempre passam por processos de curadoria, aumentando o fenômeno da desinformação e das fake news no mundo digital. Destaca-se o importante papel das escolas para a formação de leitores e cidadãos críticos. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar como o livro didático de língua portuguesa (LDP) do ensino médio aborda as fake news e quais direcionamentos são propostos para estudo e reflexão. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e descritiva (Paiva, 2019). Apoiou-se teoricamente em estudos acerca da Cibercultura (Lèvy, 1999; Santaella, 2003, 2018), fake news (Nascimento, 2020; Lé; Anacleto; Ribeiro, 2021), capacidades de apreciação e réplica crítica (Rojo, 2004), letramento digital (Coscarelli; Ribeiro, 2017) e educação midiática (Ferrari; Ochs; Machado, 2020). Os resultados apontaram que a obra analisada desenvolve habilidades pertinentes à comunicação crítica no século XXI, relacionadas à curadoria de informações e à apreciação e réplica crítica sob princípios éticos e democráticos. Conclui-se que é fundamental abordar habilidades de comunicação midiática e capacidades de réplica crítica no ensino de língua portuguesa para formar indivíduos capazes de interagir criticamente na sociedade contemporânea, e que o papel do professor como agente de letramentos é imprescindível no estímulo dessas habilidades e na inserção social dos alunos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.