A ABORDAGEM DADA AS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E ORIENTAÇÕES PARA UMA RÉPLICA CRÍTICA
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123167 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 264 "titulo" => "A ABORDAGEM DADA AS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E ORIENTAÇÕES PARA UMA RÉPLICA CRÍTICA" "resumo" => "Nas últimas décadas, notou-se um aumento das tecnologias digitais no cotidiano, modificando as habilidades necessárias para a participação crítica nas práticas comunicativas contemporâneas. Devido à facilidade de produzir e publicar textos na internet, ampliou-se a quantidade de informações em circulação; porém, essas informações nem sempre passam por processos de curadoria, aumentando o fenômeno da desinformação e das fake news no mundo digital. Destaca-se o importante papel das escolas para a formação de leitores e cidadãos críticos. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar como o livro didático de língua portuguesa (LDP) do ensino médio aborda as fake news e quais direcionamentos são propostos para estudo e reflexão. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e descritiva (Paiva, 2019). Apoiou-se teoricamente em estudos acerca da Cibercultura (Lèvy, 1999; Santaella, 2003, 2018), fake news (Nascimento, 2020; Lé; Anacleto; Ribeiro, 2021), capacidades de apreciação e réplica crítica (Rojo, 2004), letramento digital (Coscarelli; Ribeiro, 2017) e educação midiática (Ferrari; Ochs; Machado, 2020). Os resultados apontaram que a obra analisada desenvolve habilidades pertinentes à comunicação crítica no século XXI, relacionadas à curadoria de informações e à apreciação e réplica crítica sob princípios éticos e democráticos. Conclui-se que é fundamental abordar habilidades de comunicação midiática e capacidades de réplica crítica no ensino de língua portuguesa para formar indivíduos capazes de interagir criticamente na sociedade contemporânea, e que o papel do professor como agente de letramentos é imprescindível no estímulo dessas habilidades e na inserção social dos alunos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID264_TB99_07072025102642.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA COSTA E SILVA" "autor_nome_curto" => "Maria Luiza" "autor_email" => "marialuizaces@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123167 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 264 "titulo" => "A ABORDAGEM DADA AS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E ORIENTAÇÕES PARA UMA RÉPLICA CRÍTICA" "resumo" => "Nas últimas décadas, notou-se um aumento das tecnologias digitais no cotidiano, modificando as habilidades necessárias para a participação crítica nas práticas comunicativas contemporâneas. Devido à facilidade de produzir e publicar textos na internet, ampliou-se a quantidade de informações em circulação; porém, essas informações nem sempre passam por processos de curadoria, aumentando o fenômeno da desinformação e das fake news no mundo digital. Destaca-se o importante papel das escolas para a formação de leitores e cidadãos críticos. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar como o livro didático de língua portuguesa (LDP) do ensino médio aborda as fake news e quais direcionamentos são propostos para estudo e reflexão. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e descritiva (Paiva, 2019). Apoiou-se teoricamente em estudos acerca da Cibercultura (Lèvy, 1999; Santaella, 2003, 2018), fake news (Nascimento, 2020; Lé; Anacleto; Ribeiro, 2021), capacidades de apreciação e réplica crítica (Rojo, 2004), letramento digital (Coscarelli; Ribeiro, 2017) e educação midiática (Ferrari; Ochs; Machado, 2020). Os resultados apontaram que a obra analisada desenvolve habilidades pertinentes à comunicação crítica no século XXI, relacionadas à curadoria de informações e à apreciação e réplica crítica sob princípios éticos e democráticos. Conclui-se que é fundamental abordar habilidades de comunicação midiática e capacidades de réplica crítica no ensino de língua portuguesa para formar indivíduos capazes de interagir criticamente na sociedade contemporânea, e que o papel do professor como agente de letramentos é imprescindível no estímulo dessas habilidades e na inserção social dos alunos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID264_TB99_07072025102642.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA COSTA E SILVA" "autor_nome_curto" => "Maria Luiza" "autor_email" => "marialuizaces@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }