ENTRE ESPELHOS E PALAVRAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ESCRITA DE SÍ
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123157 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 175 "titulo" => "ENTRE ESPELHOS E PALAVRAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ESCRITA DE SÍ" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no PIBID de Espanhol: Escrita de Si para alunos do Ensino Médio. As atividades tiveram início em dezembro de 2024, totalizando atualmente cinco meses de atuação. As ações estão sendo desenvolvidas no CETI Professor Edgar Tito, sob a supervisão da professora [Maria do Socorro Santiago Santos de Oliveira], com acompanhamento da coordenadora [Laura Torres de Alencar Neta]. Este trabalho tem como finalidade representar um relato sobre minha experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras – Espanhol, atuando com turmas do primeiro e do segundo ano do ensino médio em uma escola pública. A vivência tem se mostrado essencial para minha formação inicial, pois tem me proporcionado contato direto com o cotidiano escolar, com os desafios e as potencialidades do ensino de línguas, e, sobretudo, com a construção da identidade docente. Participar do PIBID significa, para mim, iniciar um caminho de descobertas sobre o que é ser professor. A cada dia em sala de aula, observo e aprendo com os estudantes, com os docentes da escola e com os colegas do programa. É importante destacar o papel fundamental da supervisora da escola parceira, cuja presença constante e apoio pedagógico têm sido essenciais para meu desenvolvimento. Sempre disponível para orientar, ouvir e compartilhar sua experiência, ela contribui ativamente para a formação dos bolsistas, oferecendo o suporte necessário para que possamos atuar com segurança, responsabilidade e sensibilidade. Concluo que o PIBID representa um espaço formativo de grande importância para quem está em processo de formação docente. Ele não apenas antecipa o contato com a prática profissional, mas também estimula a reflexão crítica, a sensibilidade social e o compromisso com uma educação transformadora. Estar inserido nesse projeto é, para mim, um passo decisivo na consolidação do meu percurso como professor de línguas, reforçando a importância de políticas públicas que valorizem a formação inicial e a presença qualificada de futuros docentes nas escolas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID175_TB86_27072025201101.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON DE PAULA CARVALHO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "GERSON JUNIOR" "autor_email" => "gersonjunior2005@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123157 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 175 "titulo" => "ENTRE ESPELHOS E PALAVRAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ESCRITA DE SÍ" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no PIBID de Espanhol: Escrita de Si para alunos do Ensino Médio. As atividades tiveram início em dezembro de 2024, totalizando atualmente cinco meses de atuação. As ações estão sendo desenvolvidas no CETI Professor Edgar Tito, sob a supervisão da professora [Maria do Socorro Santiago Santos de Oliveira], com acompanhamento da coordenadora [Laura Torres de Alencar Neta]. Este trabalho tem como finalidade representar um relato sobre minha experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras – Espanhol, atuando com turmas do primeiro e do segundo ano do ensino médio em uma escola pública. A vivência tem se mostrado essencial para minha formação inicial, pois tem me proporcionado contato direto com o cotidiano escolar, com os desafios e as potencialidades do ensino de línguas, e, sobretudo, com a construção da identidade docente. Participar do PIBID significa, para mim, iniciar um caminho de descobertas sobre o que é ser professor. A cada dia em sala de aula, observo e aprendo com os estudantes, com os docentes da escola e com os colegas do programa. É importante destacar o papel fundamental da supervisora da escola parceira, cuja presença constante e apoio pedagógico têm sido essenciais para meu desenvolvimento. Sempre disponível para orientar, ouvir e compartilhar sua experiência, ela contribui ativamente para a formação dos bolsistas, oferecendo o suporte necessário para que possamos atuar com segurança, responsabilidade e sensibilidade. Concluo que o PIBID representa um espaço formativo de grande importância para quem está em processo de formação docente. Ele não apenas antecipa o contato com a prática profissional, mas também estimula a reflexão crítica, a sensibilidade social e o compromisso com uma educação transformadora. Estar inserido nesse projeto é, para mim, um passo decisivo na consolidação do meu percurso como professor de línguas, reforçando a importância de políticas públicas que valorizem a formação inicial e a presença qualificada de futuros docentes nas escolas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID175_TB86_27072025201101.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON DE PAULA CARVALHO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "GERSON JUNIOR" "autor_email" => "gersonjunior2005@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }