Artigo Anais do XXI O Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)

ANAIS de Evento

ISSN: 1984-8781

PRÁTICAS DE ENSINO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA UFABC: ENTRE ESCALAS E OFICINAS (SESSÃO TEMÁTICA 14: ENSINO, FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PLANEJAMENTO)

Palavra-chaves: , , , , Sessões Temáticas (ST) ST 14 - Ensino, formação e prática em planejamento
"2025-07-24 16:41:24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122858
    "edicao_id" => 405
    "trabalho_id" => 1133
    "inscrito_id" => 334
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA UFABC: ENTRE ESCALAS E OFICINAS (SESSÃO TEMÁTICA 14: ENSINO, FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PLANEJAMENTO)"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória formativa dos atuais planejadores territoriais formados no primeiro Bacharelado em Planejamento Territorial (BPT) do Brasil, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), no município de São Bernardo do Campo (SP). Durante a graduação, o grupo de estudantes cursou quatro oficinas práticas como forma de praticar o arcabouço teórico incorporado nos anos formativos. As oficinas foram organizadas nas escalas rural, urbana, metropolitana e regional, territorializadas por meio de estudos de caso, que destacaram as heterogêneas dinâmicas territoriais interescalares, que são fundantes para o exercício de ensino em planejamento. O estudo baseia-se na análise descritiva do ensino instruído e vivido pelos estudantes ao longo das oficinas, desta forma, observa-se a evolução de suas competências correlacionadas com práticas de ensino e temáticas transversais ao campo do planejamento. O artigo discute diferentes fundamentos e princípios que foram incorporados à formação específica desse grupo de planejadores, fruto da interdisciplinariedade em ensino de planejamento territorial na UFABC."
    "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)"
    "area_tematica" => "ST 14 - Ensino, formação e prática em planejamento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID334_TB1133_03122024093650.pdf"
    "created_at" => "2025-07-31 10:47:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL MACHADO ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL MACHADO"
    "autor_email" => "g.machado@ufabc.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-"
    "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)"
    "edicao_evento" => "ENANPUR"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24"
    "publicacao_id" => 127
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR"
    "publicacao_codigo" => "1984-8781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122858
    "edicao_id" => 405
    "trabalho_id" => 1133
    "inscrito_id" => 334
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA UFABC: ENTRE ESCALAS E OFICINAS (SESSÃO TEMÁTICA 14: ENSINO, FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PLANEJAMENTO)"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória formativa dos atuais planejadores territoriais formados no primeiro Bacharelado em Planejamento Territorial (BPT) do Brasil, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), no município de São Bernardo do Campo (SP). Durante a graduação, o grupo de estudantes cursou quatro oficinas práticas como forma de praticar o arcabouço teórico incorporado nos anos formativos. As oficinas foram organizadas nas escalas rural, urbana, metropolitana e regional, territorializadas por meio de estudos de caso, que destacaram as heterogêneas dinâmicas territoriais interescalares, que são fundantes para o exercício de ensino em planejamento. O estudo baseia-se na análise descritiva do ensino instruído e vivido pelos estudantes ao longo das oficinas, desta forma, observa-se a evolução de suas competências correlacionadas com práticas de ensino e temáticas transversais ao campo do planejamento. O artigo discute diferentes fundamentos e princípios que foram incorporados à formação específica desse grupo de planejadores, fruto da interdisciplinariedade em ensino de planejamento territorial na UFABC."
    "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)"
    "area_tematica" => "ST 14 - Ensino, formação e prática em planejamento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID334_TB1133_03122024093650.pdf"
    "created_at" => "2025-07-31 10:47:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL MACHADO ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL MACHADO"
    "autor_email" => "g.machado@ufabc.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-"
    "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)"
    "edicao_evento" => "ENANPUR"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24"
    "publicacao_id" => 127
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR"
    "publicacao_codigo" => "1984-8781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória formativa dos atuais planejadores territoriais formados no primeiro Bacharelado em Planejamento Territorial (BPT) do Brasil, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), no município de São Bernardo do Campo (SP). Durante a graduação, o grupo de estudantes cursou quatro oficinas práticas como forma de praticar o arcabouço teórico incorporado nos anos formativos. As oficinas foram organizadas nas escalas rural, urbana, metropolitana e regional, territorializadas por meio de estudos de caso, que destacaram as heterogêneas dinâmicas territoriais interescalares, que são fundantes para o exercício de ensino em planejamento. O estudo baseia-se na análise descritiva do ensino instruído e vivido pelos estudantes ao longo das oficinas, desta forma, observa-se a evolução de suas competências correlacionadas com práticas de ensino e temáticas transversais ao campo do planejamento. O artigo discute diferentes fundamentos e princípios que foram incorporados à formação específica desse grupo de planejadores, fruto da interdisciplinariedade em ensino de planejamento territorial na UFABC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.