ÁREA CALMA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE SEGURANÇA VIÁRIA: UM ESTUDO DOS SINISTROS FATAIS DE TRÂNSITO NA REGIÃO CENTRAL DE CURITIBA
"2025-07-24 16:41:24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122752 "edicao_id" => 405 "trabalho_id" => 918 "inscrito_id" => 1840 "titulo" => "ÁREA CALMA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE SEGURANÇA VIÁRIA: UM ESTUDO DOS SINISTROS FATAIS DE TRÂNSITO NA REGIÃO CENTRAL DE CURITIBA" "resumo" => "A urbanização contemporânea interfere na mobilidade humana nas cidades e desafia planejadores públicos a inovarem em políticas de segurança viária, em especial para proteção dos mais vulneráveis nas vias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as mortes e lesões no trânsito são um problema global e a velocidade excessiva é um dos determinantes principais. No cenário de Curitiba, como estratégia de controle de velocidades na região central urbana, foi implantada em 2015 a Área Calma - um perímetro com velocidade regulamentar uniforme de 40 km/h. O objetivo deste trabalho é estudar os sinistros de trânsito fatais ocorridos antes e após a criação da Área Calma na região central de Curitiba. A metodologia serviu-se de dados geoprocessados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), referentes aos acidentes com mortes ocorridos entre 2010-2022. Os resultados mostram uma redução importante da média anual de sinistros de trânsito fatais no local (-31%) e que os pedestres foram as vítimas mais frequentes (-66,7%), indicando que há necessidade de aprimoramento da iniciativa e sua integração com outras estratégias e políticas públicas." "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)" "area_tematica" => "ST 08 – Mobilidade Urbana e direito à cidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID1840_TB918_02122024204159.pdf" "created_at" => "2025-07-31 10:47:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA GOMARA NEVES" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatianagomara@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-" "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)" "edicao_evento" => "ENANPUR" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24" "publicacao_id" => 127 "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR" "publicacao_codigo" => "1984-8781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122752 "edicao_id" => 405 "trabalho_id" => 918 "inscrito_id" => 1840 "titulo" => "ÁREA CALMA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE SEGURANÇA VIÁRIA: UM ESTUDO DOS SINISTROS FATAIS DE TRÂNSITO NA REGIÃO CENTRAL DE CURITIBA" "resumo" => "A urbanização contemporânea interfere na mobilidade humana nas cidades e desafia planejadores públicos a inovarem em políticas de segurança viária, em especial para proteção dos mais vulneráveis nas vias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as mortes e lesões no trânsito são um problema global e a velocidade excessiva é um dos determinantes principais. No cenário de Curitiba, como estratégia de controle de velocidades na região central urbana, foi implantada em 2015 a Área Calma - um perímetro com velocidade regulamentar uniforme de 40 km/h. O objetivo deste trabalho é estudar os sinistros de trânsito fatais ocorridos antes e após a criação da Área Calma na região central de Curitiba. A metodologia serviu-se de dados geoprocessados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), referentes aos acidentes com mortes ocorridos entre 2010-2022. Os resultados mostram uma redução importante da média anual de sinistros de trânsito fatais no local (-31%) e que os pedestres foram as vítimas mais frequentes (-66,7%), indicando que há necessidade de aprimoramento da iniciativa e sua integração com outras estratégias e políticas públicas." "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)" "area_tematica" => "ST 08 – Mobilidade Urbana e direito à cidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID1840_TB918_02122024204159.pdf" "created_at" => "2025-07-31 10:47:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA GOMARA NEVES" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatianagomara@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-" "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)" "edicao_evento" => "ENANPUR" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24" "publicacao_id" => 127 "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR" "publicacao_codigo" => "1984-8781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }