A EDUCAÇÃO COMO PONTE PARA A SUSTENTABILIDADE: INTEGRANDO OS ODS 6 E 11 NO ENSINO PÚBLICO COM ENFOQUE EM PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL
"2025-07-24 16:41:24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122588 "edicao_id" => 405 "trabalho_id" => 606 "inscrito_id" => 1131 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO PONTE PARA A SUSTENTABILIDADE: INTEGRANDO OS ODS 6 E 11 NO ENSINO PÚBLICO COM ENFOQUE EM PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL" "resumo" => "A educação é crucial para a sustentabilidade, estimulando a conscientização ambiental. Integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) capacita indivíduos a agirem de forma responsável. Este artigo analisa a educação como ponte para a conscientização das crianças acerca da importância dos ODS 6 - Água Potável e Saneamento – e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. O foco está na inclusão desses temas ao currículo das escolas públicas municipais de Pau dos Ferros/RN, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido, por meio do projeto de extensão “Ensino-Aprendizagem dos ODS 6 e ODS 11 para anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos em Pau dos Ferros/RN”. Para tanto, colaborou-se para a elaboração de metodologia de ensino-aprendizagem do referido Projeto, observando-se interesse e aprendizado das crianças. Logo, percebe-se que a adoção de materiais lúdicos e tecnológicos e a parceria entre comunidade e universidade com ações de extensão pode contribuir para a formação de cidadãos mais sensíveis ao meio ambiente." "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)" "area_tematica" => "ST 14 - Ensino, formação e prática em planejamento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID1131_TB606_01122024234105.pdf" "created_at" => "2025-07-31 10:47:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉRCIA LAYZA OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GÉRCIA SOUZA" "autor_email" => "gercial.souza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-" "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)" "edicao_evento" => "ENANPUR" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24" "publicacao_id" => 127 "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR" "publicacao_codigo" => "1984-8781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122588 "edicao_id" => 405 "trabalho_id" => 606 "inscrito_id" => 1131 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO PONTE PARA A SUSTENTABILIDADE: INTEGRANDO OS ODS 6 E 11 NO ENSINO PÚBLICO COM ENFOQUE EM PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL" "resumo" => "A educação é crucial para a sustentabilidade, estimulando a conscientização ambiental. Integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) capacita indivíduos a agirem de forma responsável. Este artigo analisa a educação como ponte para a conscientização das crianças acerca da importância dos ODS 6 - Água Potável e Saneamento – e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. O foco está na inclusão desses temas ao currículo das escolas públicas municipais de Pau dos Ferros/RN, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido, por meio do projeto de extensão “Ensino-Aprendizagem dos ODS 6 e ODS 11 para anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos em Pau dos Ferros/RN”. Para tanto, colaborou-se para a elaboração de metodologia de ensino-aprendizagem do referido Projeto, observando-se interesse e aprendizado das crianças. Logo, percebe-se que a adoção de materiais lúdicos e tecnológicos e a parceria entre comunidade e universidade com ações de extensão pode contribuir para a formação de cidadãos mais sensíveis ao meio ambiente." "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)" "area_tematica" => "ST 14 - Ensino, formação e prática em planejamento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID1131_TB606_01122024234105.pdf" "created_at" => "2025-07-31 10:47:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉRCIA LAYZA OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GÉRCIA SOUZA" "autor_email" => "gercial.souza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-" "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)" "edicao_evento" => "ENANPUR" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24" "publicacao_id" => 127 "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR" "publicacao_codigo" => "1984-8781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }