Artigo Anais do XXI O Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)

ANAIS de Evento

ISSN: 1984-8781

MODELAGEM CONTRATUAL COMO PRÁTICA DE PLANEJAMENTO URBANO: AS CONCESSÕES DO METRÔ DE SÃO PAULO E AS TRANSFORMAÇÕES NA REDE IMPLANTADA

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Publicado em 24 de julho de 2025

Resumo

O desenvolvimento do processo de financeirização das infraestruturas no Brasil tem se sustentado, em grande medida, pelo avanço dos modelos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O artigo tem como objetivo compreender se o avanço da privatização no metrô de São Paulo, que concedeu à iniciativa privada as Linhas 4 - Amarela, 5 - Lilás, 6 - Laranja e 17 – Ouro, resultou em transformações na rede implantada. Para tanto, retomará o histórico da Linha 4 – Amarela, primeiro contrato de PPP assinado no país, buscando revelar as transformações no desenho da linha e na localização das estações em comparação aos traçados propostos em planos anteriores. Analisará a difusão dos modelos de concessão, comparando o avanço dos discursos neoliberais nos instrumentos de planejamento do transporte metroviário e os traçados propostos para as linhas 5, 6 e 17, revelando como a lógica da modelagem das concessões – envolvendo linhas fisicamente integradas às demais, mas segregadas e independentes enquanto negócio para o parceiro privado – resulta na fragmentação do planejamento da rede.

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