PEDAGOGIAS FEMINISTAS E EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS NA PRODUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ENCARNADAS: SABERES E MODOS DE HABITAR A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Como professoras e monitora de ensino do referido compoente, nos movemos entre palavras, escutas e inquietações que se entrelaçam na construção compartilhada do saber. Esta escrita é um convite provocativo para mergulhar conosco nos territórios virtuais — entre telas, vozes e movimentos — onde vivenciamos a potência dos encontros mediados por plataformas como Google Meet, Google Classroom, Microsoft Teams e WhatsApp. Nosso ponto de partida é a indagação: de que formas os modos de habitar a docência universitária em pedagogias feministas e epistemologias decoloniais mobilizam lutas frente aos ataques conservadores à educação, especialmente aqueles marcados por violências sociopolíticas-ambientais? Propomos problematizar o espaço-tempo coletivo, afetivo, ético e político deste componente curricular como campo de criação, resistência e (in)tervenção. A escuta e a conversa insurgente tornam-se aqui dispositivos formativos, tensionando saberes e corpos na direção de uma educação plural, onde a diversidade se afirma como princípio onto-pistêmico fundamental. Nos fundamentamos em autoras e autores como Gloria Anzaldúa (2021), Sonia Alvarez (2014), Jurema Ponce Branca (2022), Miguel Arroyo (2012), Sueli Carneiro (2003, 2005), Cheryl Clarke (2021), Ailton Krenak (2019), Lélia Gonzalez (1988) e Audre Lorde (2020). Os caminhos trilhados foram coletivamente construídos, ancorados nos feminismos decoloniais e na roda de conversa como prática de ensino-pesquisa-extensão, com base na ética da alteridade e do cuidado de si (Geraldi; Fichtner; Benites, 2007). Nas conversas sensíveis e insubmissas, gestamos reflexões e práticas pedagógicas que buscam transformar a universidade e o cotidiano de docentes e discentes, criando territórios de resistência, in(ter)venção e reconstrução." 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