Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

PEDAGOGIAS FEMINISTAS E EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS NA PRODUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ENCARNADAS: SABERES E MODOS DE HABITAR A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121781
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 628
    "inscrito_id" => 943
    "titulo" => "PEDAGOGIAS FEMINISTAS E EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS NA PRODUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ENCARNADAS: SABERES E MODOS DE HABITAR A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho emerge das tessituras de saberes produzidos em conversas insurgentes e encarnadas na experiência coletiva de docência no componente curricular “Pedagogias Feministas e Epistemologias Decoloniais”, ofertado em um Programa de Pós-Graduação Interinstitucional no interior da Bahia. Como professoras e monitora de ensino do referido compoente, nos movemos entre palavras, escutas e inquietações que se entrelaçam na construção compartilhada do saber. Esta escrita é um convite provocativo para mergulhar conosco nos territórios virtuais — entre telas, vozes e movimentos — onde vivenciamos a potência dos encontros mediados por plataformas como Google Meet, Google Classroom, Microsoft Teams e WhatsApp. Nosso ponto de partida é a indagação: de que formas os modos de habitar a docência universitária em pedagogias feministas e epistemologias decoloniais mobilizam lutas frente aos ataques conservadores à educação, especialmente aqueles marcados por violências sociopolíticas-ambientais? Propomos problematizar o espaço-tempo coletivo, afetivo, ético e político deste componente curricular como campo de criação, resistência e (in)tervenção. A escuta e a conversa insurgente tornam-se aqui dispositivos formativos, tensionando saberes e corpos na direção de uma educação plural, onde a diversidade se afirma como princípio onto-pistêmico fundamental. Nos fundamentamos em autoras e autores como Gloria Anzaldúa (2021), Sonia Alvarez (2014), Jurema Ponce Branca (2022), Miguel Arroyo (2012), Sueli Carneiro (2003, 2005), Cheryl Clarke (2021), Ailton Krenak (2019), Lélia Gonzalez (1988) e Audre Lorde (2020). Os caminhos trilhados foram coletivamente construídos, ancorados nos feminismos decoloniais e na roda de conversa como prática de ensino-pesquisa-extensão, com base na ética da alteridade e do cuidado de si (Geraldi; Fichtner; Benites, 2007). Nas conversas sensíveis e insubmissas, gestamos reflexões e práticas pedagógicas que buscam transformar a universidade e o cotidiano de docentes e discentes, criando territórios de resistência, in(ter)venção e reconstrução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID943_TB628_24042025153830.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Lúcia"
    "autor_email" => "analucias12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121781
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 628
    "inscrito_id" => 943
    "titulo" => "PEDAGOGIAS FEMINISTAS E EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS NA PRODUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ENCARNADAS: SABERES E MODOS DE HABITAR A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho emerge das tessituras de saberes produzidos em conversas insurgentes e encarnadas na experiência coletiva de docência no componente curricular “Pedagogias Feministas e Epistemologias Decoloniais”, ofertado em um Programa de Pós-Graduação Interinstitucional no interior da Bahia. Como professoras e monitora de ensino do referido compoente, nos movemos entre palavras, escutas e inquietações que se entrelaçam na construção compartilhada do saber. Esta escrita é um convite provocativo para mergulhar conosco nos territórios virtuais — entre telas, vozes e movimentos — onde vivenciamos a potência dos encontros mediados por plataformas como Google Meet, Google Classroom, Microsoft Teams e WhatsApp. Nosso ponto de partida é a indagação: de que formas os modos de habitar a docência universitária em pedagogias feministas e epistemologias decoloniais mobilizam lutas frente aos ataques conservadores à educação, especialmente aqueles marcados por violências sociopolíticas-ambientais? Propomos problematizar o espaço-tempo coletivo, afetivo, ético e político deste componente curricular como campo de criação, resistência e (in)tervenção. A escuta e a conversa insurgente tornam-se aqui dispositivos formativos, tensionando saberes e corpos na direção de uma educação plural, onde a diversidade se afirma como princípio onto-pistêmico fundamental. Nos fundamentamos em autoras e autores como Gloria Anzaldúa (2021), Sonia Alvarez (2014), Jurema Ponce Branca (2022), Miguel Arroyo (2012), Sueli Carneiro (2003, 2005), Cheryl Clarke (2021), Ailton Krenak (2019), Lélia Gonzalez (1988) e Audre Lorde (2020). Os caminhos trilhados foram coletivamente construídos, ancorados nos feminismos decoloniais e na roda de conversa como prática de ensino-pesquisa-extensão, com base na ética da alteridade e do cuidado de si (Geraldi; Fichtner; Benites, 2007). Nas conversas sensíveis e insubmissas, gestamos reflexões e práticas pedagógicas que buscam transformar a universidade e o cotidiano de docentes e discentes, criando territórios de resistência, in(ter)venção e reconstrução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID943_TB628_24042025153830.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Lúcia"
    "autor_email" => "analucias12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho emerge das tessituras de saberes produzidos em conversas insurgentes e encarnadas na experiência coletiva de docência no componente curricular “Pedagogias Feministas e Epistemologias Decoloniais”, ofertado em um Programa de Pós-Graduação Interinstitucional no interior da Bahia. Como professoras e monitora de ensino do referido compoente, nos movemos entre palavras, escutas e inquietações que se entrelaçam na construção compartilhada do saber. Esta escrita é um convite provocativo para mergulhar conosco nos territórios virtuais — entre telas, vozes e movimentos — onde vivenciamos a potência dos encontros mediados por plataformas como Google Meet, Google Classroom, Microsoft Teams e WhatsApp. Nosso ponto de partida é a indagação: de que formas os modos de habitar a docência universitária em pedagogias feministas e epistemologias decoloniais mobilizam lutas frente aos ataques conservadores à educação, especialmente aqueles marcados por violências sociopolíticas-ambientais? Propomos problematizar o espaço-tempo coletivo, afetivo, ético e político deste componente curricular como campo de criação, resistência e (in)tervenção. A escuta e a conversa insurgente tornam-se aqui dispositivos formativos, tensionando saberes e corpos na direção de uma educação plural, onde a diversidade se afirma como princípio onto-pistêmico fundamental. Nos fundamentamos em autoras e autores como Gloria Anzaldúa (2021), Sonia Alvarez (2014), Jurema Ponce Branca (2022), Miguel Arroyo (2012), Sueli Carneiro (2003, 2005), Cheryl Clarke (2021), Ailton Krenak (2019), Lélia Gonzalez (1988) e Audre Lorde (2020). Os caminhos trilhados foram coletivamente construídos, ancorados nos feminismos decoloniais e na roda de conversa como prática de ensino-pesquisa-extensão, com base na ética da alteridade e do cuidado de si (Geraldi; Fichtner; Benites, 2007). Nas conversas sensíveis e insubmissas, gestamos reflexões e práticas pedagógicas que buscam transformar a universidade e o cotidiano de docentes e discentes, criando territórios de resistência, in(ter)venção e reconstrução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.