Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO: OS IMPACTOS NA PERMANÊNCIA ESCOLAR DE MENINAS E MULHERES DIANTE DAS NECESSIDADES ECONÔMICAS DE UMA SOCIEDADE PATRIARCAL E CAPITALISTA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O presente trabalho se desenvolve a partir dos resultados de uma pesquisa realizada durante um trabalho de conclusão do curso de pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ao qual tinha como eixo central a evasão escolar. Os resultados adquiridos através de análises narrativas dos sujeitos que evadiram da escola em algum momento, apontam que o trabalho e a necessidade de cuidar da família, a gravidez na adolescência, a condição socioeconômica e questões étnico raciais foram os principais fatores para o abandono escolar desses sujeitos. Essas condições demonstraram estar sinergisticamente interligadas com questões culturais, de raça, gênero, sexualidade e classe social. Para a discussão do eixo temático, foram selecionados os resultados que problematizam a gravidez na adolescência e juventude, bem como a maternidade compulsória e as implicações de gênero que giram em torno dessas questões e os impactos na vida escolar. Sob o campo epistemológico pós-estruturalista, foi possível discorrer sobre a maternidade compulsória e o gênero performativo a partir de Butler (2007) e a construção social do gênero na sociedade patriarcal e capitalista em Saffioti (1992) atrelado às relações de poder, governamentalidade e biopolítica ao qual Michel Foucault nos suscita. Os resultados apontam que quando se trata do gênero feminino, a permanência na escola pode ser afetada por uma série de tecnologias de poder e práticas sociais que buscam constantemente colocar a mulher no lugar de máquina reprodutiva, extremamente importante para a manutenção da vida, da sociedade, da geração de novos corpos a serem docilizados em detrimento do funcionamento da economia. Deixando muitas vezes de lado suas ambições pessoais, estudos e carreira para atender e promover as necessidades de uma sociedade patriarcal.

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