Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

CULTURA DO SILENCIAMENTO: GÊNERO, SEXUALIDADE E A PROIBIÇÃO DO FUNK NAS ESCOLAS

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Gênero e sexualidade são temas frequentemente rodeados de tensões, especialmente devido à tentativa de setores conservadores de impor normas sobre o que é permitido ou proibido. Essa dinâmica também se aplica ao conteúdo musical. Com a expansão das mídias digitais e a redução dos custos para divulgar músicas na rede, o funk despontou como um dos gêneros que mais cresceram nos últimos tempos. Esse estilo musical reflete a realidade das comunidades periféricas, abordando temas sociais, culturais e, frequentemente, a liberdade e o desejo sexual, tanto em suas letras quanto na dança. No entanto, essas características têm gerado controvérsias em determinados segmentos sociais, que as consideram excessivamente sensuais. Nesse contexto, um prefeito do interior de Minas Gerais, impulsionado por um pânico moral que tem se intensificado no Brasil, decretou a proibição de que o funk seja ouvido, cantado ou dançado nas escolas de seu município. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o impacto desse decreto nas escolas de Carmo do Rio Claro. A metodologia utilizada é um estudo de caso, considerando tanto o conteúdo do decreto quanto as reações da comunidade escolar. O referencial teórico fundamenta-se especialmente em Michel Foucault, utilizando o conceito de poder para compreender como o decreto reflete as relações que regulam corpos, culturas e comportamentos. Também será analisada a resposta da comunidade escolar diante dessa proibição. Os resultados preliminares revelam uma comunidade dividida. Enquanto uma parcela da população apoia o decreto, argumentando que as letras do funk promovem imoralidade e influenciam negativamente a formação de crianças e adolescentes, outra parte considera a medida inconstitucional, por ferir a liberdade de expressão. Além disso, esse grupo defende que as músicas poderiam ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para desenvolver o senso crítico dos alunos.

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