Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DO APRENDER AO ENSINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO PROGRAMA LEEI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
0 of 0
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121011 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 383 "titulo" => "DO APRENDER AO ENSINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO PROGRAMA LEEI" "resumo" => "Os esforços de qualificação da educação oferecidos às crianças pequenas sofreram nas últimas décadas grandes avanços institucionais, garantidos desde a Constituição Federal de 1988. Neste sentido, o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, tem desenvolvido ações que busquem tornar realidade estes preceitos normativos. Neste relato de experiência buscamos refletir sobre a experiência de implantação, na Região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI, uma iniciativa do Ministério da Educação. O programa tem como objetivo oferecer formação continuada a profissionais da Educação Infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita. O LEEI busca apoiar teórica e metodologicamente os professores no desenvolvimento de práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais integradas ao cotidiano, às interações e às brincadeiras. Em 2024, o programa foi implementado em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído em 2023. Durante o segundo semestre de 2024, ocorreram três encontros presenciais com dois grupos de professoras. Um grupo, com 32 participantes de Rio do Sul e Agronômica. O outro, também com 32 professoras de Vitor Meireles, Dona Emma e Witmarsum, SC. Os encontros abordaram temas como docência, culturas infantis, e cotidiano pedagógico. Nesse primeiro semestre notou-se uma maior compreensão por parte, tanto das formadoras, quanto das professoras em relação às normas que regem a educação, e os direitos das crianças em relação ao processo da leitura e escrita na Educação Infantil, representado através das diversas reflexões sobre vivências no contexto educativo compartilhadas nos grupos de formação.Os esforços de qualificação da educação oferecidos às crianças pequenas sofreram nas últimas décadas grandes avanços institucionais, garantidos desde a Constitu" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID383_TB263_09022025152758.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "aline.12.ao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121011 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 383 "titulo" => "DO APRENDER AO ENSINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO PROGRAMA LEEI" "resumo" => "Os esforços de qualificação da educação oferecidos às crianças pequenas sofreram nas últimas décadas grandes avanços institucionais, garantidos desde a Constituição Federal de 1988. Neste sentido, o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, tem desenvolvido ações que busquem tornar realidade estes preceitos normativos. Neste relato de experiência buscamos refletir sobre a experiência de implantação, na Região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI, uma iniciativa do Ministério da Educação. O programa tem como objetivo oferecer formação continuada a profissionais da Educação Infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita. O LEEI busca apoiar teórica e metodologicamente os professores no desenvolvimento de práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais integradas ao cotidiano, às interações e às brincadeiras. Em 2024, o programa foi implementado em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído em 2023. Durante o segundo semestre de 2024, ocorreram três encontros presenciais com dois grupos de professoras. Um grupo, com 32 participantes de Rio do Sul e Agronômica. O outro, também com 32 professoras de Vitor Meireles, Dona Emma e Witmarsum, SC. Os encontros abordaram temas como docência, culturas infantis, e cotidiano pedagógico. Nesse primeiro semestre notou-se uma maior compreensão por parte, tanto das formadoras, quanto das professoras em relação às normas que regem a educação, e os direitos das crianças em relação ao processo da leitura e escrita na Educação Infantil, representado através das diversas reflexões sobre vivências no contexto educativo compartilhadas nos grupos de formação.Os esforços de qualificação da educação oferecidos às crianças pequenas sofreram nas últimas décadas grandes avanços institucionais, garantidos desde a Constitu" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID383_TB263_09022025152758.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "aline.12.ao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Os esforços de qualificação da educação oferecidos às crianças pequenas sofreram nas últimas décadas grandes avanços institucionais, garantidos desde a Constituição Federal de 1988. Neste sentido, o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, tem desenvolvido ações que busquem tornar realidade estes preceitos normativos. Neste relato de experiência buscamos refletir sobre a experiência de implantação, na Região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI, uma iniciativa do Ministério da Educação. O programa tem como objetivo oferecer formação continuada a profissionais da Educação Infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita. O LEEI busca apoiar teórica e metodologicamente os professores no desenvolvimento de práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais integradas ao cotidiano, às interações e às brincadeiras. Em 2024, o programa foi implementado em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído em 2023. Durante o segundo semestre de 2024, ocorreram três encontros presenciais com dois grupos de professoras. Um grupo, com 32 participantes de Rio do Sul e Agronômica. O outro, também com 32 professoras de Vitor Meireles, Dona Emma e Witmarsum, SC. Os encontros abordaram temas como docência, culturas infantis, e cotidiano pedagógico. Nesse primeiro semestre notou-se uma maior compreensão por parte, tanto das formadoras, quanto das professoras em relação às normas que regem a educação, e os direitos das crianças em relação ao processo da leitura e escrita na Educação Infantil, representado através das diversas reflexões sobre vivências no contexto educativo compartilhadas nos grupos de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.