Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DE DIRETORES ESCOLAR (FORDIR): POTENCIALIZANDO A ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
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A formação é parte da política de valorização dos profissionais da educação, com o objetivo de melhorar o acesso, a permanência, a inclusão e a qualidade do ensino. A gestão escolar abrange diversas dimensões, como elaboração do projeto político-pedagógico, gestão de recursos humanos, financeira, infraestrutura, relacionamento com a comunidade e incorporação de tecnologia. O curso de Formação Inicial para Diretores Escolares, intitulado e abreviado de Fordir, é realizado de forma semipresencial e visa desenvolver competências em liderança, gestão pedagógica e financeira, entre outras áreas. O curso adota o princípio da gestão democrático-participativa, valorizando a formação teórica e a reflexão sobre as práticas profissionais. Promovido pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e pela Gerência e Gestão Escolar da Sedu, o programa foi implementado em 2019 e já capacitou mais de 1500 profissionais, tendo uma média de 300 formados a cada ano nos últimos 5 anos, incluindo diretores recém-nomeados, professores e pedagogos interessados na função. A formação com carga horária de 80 horas é realizada em ambiente virtual, complementada com oficinas presenciais, integrando teoria e prática. Durante o curso, os participantes desenvolvem produtos relacionados à gestão escolar, como diagnóstico da escola, plano de ação e plano de gestão. Podemos afirmar que a Fordir tem qualificado os profissionais para uma gestão eficiente, com foco nos aspectos pedagógicos que influenciam a aprendizagem dos estudantes, além de fortalecer a gestão democrático-participativa nas escolas e aprimorar a qualidade da educação no estado do Espírito Santo.A Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) desenvolveu um programa de formação da gestão escolar, visando destacar as competências necessárias para assum" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19123_TB8544_30092024184706.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINY MENDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "KAROLINY" "autor_email" => "karolinymendscosta@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114862 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8544 "inscrito_id" => 19123 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE DIRETORES ESCOLAR (FORDIR): POTENCIALIZANDO A ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR" "resumo" => "A Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) desenvolveu um programa de formação da gestão escolar, visando destacar as competências necessárias para assumir o papel de liderança na instituição educacional, lidar com os desafios enfrentados e apresentar iniciativas para aprimorar o processo do trabalho pedagógico. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) desenvolveu um programa de formação da gestão escolar, visando destacar as competências necessárias para assumir o papel de liderança na instituição educacional, lidar com os desafios enfrentados e apresentar iniciativas para aprimorar o processo do trabalho pedagógico. A formação é parte da política de valorização dos profissionais da educação, com o objetivo de melhorar o acesso, a permanência, a inclusão e a qualidade do ensino. A gestão escolar abrange diversas dimensões, como elaboração do projeto político-pedagógico, gestão de recursos humanos, financeira, infraestrutura, relacionamento com a comunidade e incorporação de tecnologia. O curso de Formação Inicial para Diretores Escolares, intitulado e abreviado de Fordir, é realizado de forma semipresencial e visa desenvolver competências em liderança, gestão pedagógica e financeira, entre outras áreas. O curso adota o princípio da gestão democrático-participativa, valorizando a formação teórica e a reflexão sobre as práticas profissionais. Promovido pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e pela Gerência e Gestão Escolar da Sedu, o programa foi implementado em 2019 e já capacitou mais de 1500 profissionais, tendo uma média de 300 formados a cada ano nos últimos 5 anos, incluindo diretores recém-nomeados, professores e pedagogos interessados na função. A formação com carga horária de 80 horas é realizada em ambiente virtual, complementada com oficinas presenciais, integrando teoria e prática. Durante o curso, os participantes desenvolvem produtos relacionados à gestão escolar, como diagnóstico da escola, plano de ação e plano de gestão. Podemos afirmar que a Fordir tem qualificado os profissionais para uma gestão eficiente, com foco nos aspectos pedagógicos que influenciam a aprendizagem dos estudantes, além de fortalecer a gestão democrático-participativa nas escolas e aprimorar a qualidade da educação no estado do Espírito Santo.

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