Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ANALÓGICOS E DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
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Em seguida, feito a análise de tais documentos, a aplicação de jogos digitais e analógicos em uma escola do estado do Acre serão realizadas, de preferência em anos finais do ensino fundamental. Com isso, após a aplicação dos jogos, utilizaremos a metodologia de questionários, ou seja, cinco alunos de cada turma da escola selecionada poderão participar e responder se os jogos os ajudaram para compreender determinado conteúdo geográfico e se consideraram uma metodologia recomendável. Espera-se que os alunos possam aproveitar a metodologia dos jogos, sejam eles analógicos e/ou digitais, pois, o objetivo geral é fazer com que eles possam aprender, por exemplo: “quais são os principais e como são caracterizados os biomas encontrados no Brasil?”, além de outras temáticas que podem ser casadas com tais metodologias ativas.Atualmente, podemos mencionar que as pesquisas em relação ao estudo do ensino de Geografia tem ganhado espaço no âmbito acadêmico. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Atualmente, podemos mencionar que as pesquisas em relação ao estudo do ensino de Geografia tem ganhado espaço no âmbito acadêmico. Trata-se da busca de tornar aulas da disciplina geográfica mais eficazes e mais atrativas. Percebemos que ao longo dos anos, diferentes fatores impulsionaram a invisibilidade do estudo da geografia nas salas de aulas nas escolas, e recentemente, a pandemia global (COVID-19) proporcionou maiores dificuldades para alunos no estudo geral. Por esse motivo, com a tentativa de diminuir as dificuldades dos estudantes na disciplina de geografia, devemos utilizar diferentes métodos e recursos didáticos para atrair a atenção dos mesmos. Nesse aspecto, os jogos analógicos e digitais se tornam uma alternativa acessível para professores de geografia do ensino fundamental e médio. Este trabalho possui o objetivo de analisar dois documentos básicos para constatar o que eles apresentam em relação aos jogos, além de claro, evidenciar os momentos oportunos para a aplicação desses jogos na sala. São eles: Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Referência Único do Acre. Em seguida, feito a análise de tais documentos, a aplicação de jogos digitais e analógicos em uma escola do estado do Acre serão realizadas, de preferência em anos finais do ensino fundamental. Com isso, após a aplicação dos jogos, utilizaremos a metodologia de questionários, ou seja, cinco alunos de cada turma da escola selecionada poderão participar e responder se os jogos os ajudaram para compreender determinado conteúdo geográfico e se consideraram uma metodologia recomendável. Espera-se que os alunos possam aproveitar a metodologia dos jogos, sejam eles analógicos e/ou digitais, pois, o objetivo geral é fazer com que eles possam aprender, por exemplo: “quais são os principais e como são caracterizados os biomas encontrados no Brasil?”, além de outras temáticas que podem ser casadas com tais metodologias ativas.

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