Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISITA AO ENCONTRO DE FÍSICOS NORTE E NORDESTE (2008 A 2019)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva
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Assim, a inclusão tem virado pauta de discussão a respeito de recursos e materiais, metodologias, formações, etc., que busquem a potencialização da aprendizagem do público alvo da educação inclusiva. Não distante desta realidade, o Ensino de Física também está se aproximando dessa temática, e materializando diversas pesquisas para a reflexão e o auxílio de gestores, professores, estudantes e as próprias comunidades nas quais estão inseridas as unidades escolares. Assim, o presente artigo realiza uma análise dos trabalhos que aproximam o Ensino de Física e a Inclusão, através da leitura de títulos e resumos de trabalhos que foram apresentados no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, entre os anos de 2008 e 2019. O marco da Educação Inclusiva com a lei de Política Nacional de Inclusão é o pontapé que usou-se para realizar a pesquisa. A pesquisa traça-se de modo qualitativo, uma vez que se propôs a explorar os dados encontrados por um ponto de vista fenomenológico. Foi possível perceber que, ainda que pequena a quantidade de trabalhos que envolve a temática representa um aumento significativo quando comparado a outras épocas. Além disso, as produções nesta área vem crescendo gradualmente conforme os anos, o que vem ampliando significativamente as possibilidades de pesquisa tanto na pesquisa em ensino de física quanto na educação inclusiva.A Inclusão tem se tornado cada vez mais presente no âmbito das pesquisas relacionadas à educação. 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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A Inclusão tem se tornado cada vez mais presente no âmbito das pesquisas relacionadas à educação. Com a atualização e busca da adequação não apenas no tocante às estruturas físicas das escolas, mas também às formações continuadas dos professores, sujeitos e estruturas tem buscado maneiras de viabilizar esse direito que é de todos. Assim, a inclusão tem virado pauta de discussão a respeito de recursos e materiais, metodologias, formações, etc., que busquem a potencialização da aprendizagem do público alvo da educação inclusiva. Não distante desta realidade, o Ensino de Física também está se aproximando dessa temática, e materializando diversas pesquisas para a reflexão e o auxílio de gestores, professores, estudantes e as próprias comunidades nas quais estão inseridas as unidades escolares. Assim, o presente artigo realiza uma análise dos trabalhos que aproximam o Ensino de Física e a Inclusão, através da leitura de títulos e resumos de trabalhos que foram apresentados no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, entre os anos de 2008 e 2019. O marco da Educação Inclusiva com a lei de Política Nacional de Inclusão é o pontapé que usou-se para realizar a pesquisa. A pesquisa traça-se de modo qualitativo, uma vez que se propôs a explorar os dados encontrados por um ponto de vista fenomenológico. Foi possível perceber que, ainda que pequena a quantidade de trabalhos que envolve a temática representa um aumento significativo quando comparado a outras épocas. Além disso, as produções nesta área vem crescendo gradualmente conforme os anos, o que vem ampliando significativamente as possibilidades de pesquisa tanto na pesquisa em ensino de física quanto na educação inclusiva.

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