Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
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Foi possível perceber que não há comunicação efetiva entre as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os docentes da sala de aula regular para que o uso da TA ultrapasse as paredes da SRM e seja inserido no dia a dia dos estudantes com deficiência, principalmente por falta de conhecimento dos docentes a respeito das inúmeras possibilidades de TA disponíveis, que em sua maioria relata não ter recebido formação especifica, além de enfrentarem muita dificuldade para que a inclusão realmente ocorra dentro da sala de aula, seja do ponto de vista de falta de recursos, seja pela falta de pessoal de apoio no acompanhamento do estudante.O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais na in" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2539_TB440_28062024180146.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANY CONSTANCIA DE SOUZA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FABIANY" "autor_email" => "fabianycs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108334 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 2539 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAROS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESC" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais na introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como ferramenta no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência. 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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais na introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como ferramenta no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência. A TA corresponde a todos recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de Pessoas com Deficiência (PcD), promovendo qualidade de vida e inclusão. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade do Recife - PE, na qual foram feitas observações nas Salas de Recursos Multimídia (SRM) e nas salas de aulas regulares, com realização de entrevista com os docentes da educação infantil e do ensino fundamental, anos iniciais. O trabalho proposto pretendia levantar questões relacionadas ao uso da TA de maneira precoce, como ferramenta de apoio ao aprendizado e desenvolvimento dos estudantes com deficiências, sejam físicas, neurológicas, auditivas, visuais, entre outras, desde a educação infantil. Os dados coletados foram transcritos para posterior análise de conteúdo, de forma a aprofundar e extrair os aspectos mais relevantes dos dados obtidos junto aos participantes. Foi possível perceber que não há comunicação efetiva entre as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os docentes da sala de aula regular para que o uso da TA ultrapasse as paredes da SRM e seja inserido no dia a dia dos estudantes com deficiência, principalmente por falta de conhecimento dos docentes a respeito das inúmeras possibilidades de TA disponíveis, que em sua maioria relata não ter recebido formação especifica, além de enfrentarem muita dificuldade para que a inclusão realmente ocorra dentro da sala de aula, seja do ponto de vista de falta de recursos, seja pela falta de pessoal de apoio no acompanhamento do estudante.

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