Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONCEPÇÕES DOCENTES DE AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PACATUBA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva
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O referencial teórico tece uma reflexão acerca das legislações pertinentes no que tange a avaliação e a educação inclusiva, além de destacar as concepções de avaliação e de formação de professores discutidas por autores como Hoffmann, Luckesi, Mantoan dentre outros. A metodologia consistiu inicialmente de uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento teórico das temáticas de estudo e a técnica de estudo de caso em uma perspectiva natural por força da atuação gestora e da comunidade pertencente ao estudo. Para a construção dos dados realizamos a aplicação de questionário para 16 professores por meio do google formulário. O documento continha questões sobre idade, sexo, formação acadêmica, tempo de atuação profissional, formação continuada, além de análise de afirmativas referentes às concepções e ao processo de avaliação na perspectiva inclusiva. Após a análise dos dados constatamos que a prática avaliativa da escola ainda não segue os princípios de uma prática pedagógica inclusiva, visto que, muitos estudantes não são considerados neste processo. Além disso, foi constatada também a falta de coerência entre o que é planejado, executado e o que é avaliado pelos professores. Diante deste contexto, concluímos que é de extrema importância buscar caminhos e possibilidades para que os profissionais e a gestão da escola possam construir em colaboração, estratégias, ações e práticas que orientem o processo de avaliação na escola, em uma perspectiva que atenda a todos os estudantes, sem exceção.O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores acerca do ato de avaliar os estudantes com deficiência em uma escola Estadual no mu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1967_TB191_05032024211432.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE ARAUJO SOUZA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "souzaaraujoviviane@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108147 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 1967 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOCENTES DE AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PACATUBA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores acerca do ato de avaliar os estudantes com deficiência em uma escola Estadual no município de Pacatuba-CE, dando ênfase as principais dimensões e percepções de avaliação que os professores levam em consideração no processo de avaliação dos estudantes. 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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores acerca do ato de avaliar os estudantes com deficiência em uma escola Estadual no município de Pacatuba-CE, dando ênfase as principais dimensões e percepções de avaliação que os professores levam em consideração no processo de avaliação dos estudantes. O referencial teórico tece uma reflexão acerca das legislações pertinentes no que tange a avaliação e a educação inclusiva, além de destacar as concepções de avaliação e de formação de professores discutidas por autores como Hoffmann, Luckesi, Mantoan dentre outros. A metodologia consistiu inicialmente de uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento teórico das temáticas de estudo e a técnica de estudo de caso em uma perspectiva natural por força da atuação gestora e da comunidade pertencente ao estudo. Para a construção dos dados realizamos a aplicação de questionário para 16 professores por meio do google formulário. O documento continha questões sobre idade, sexo, formação acadêmica, tempo de atuação profissional, formação continuada, além de análise de afirmativas referentes às concepções e ao processo de avaliação na perspectiva inclusiva. Após a análise dos dados constatamos que a prática avaliativa da escola ainda não segue os princípios de uma prática pedagógica inclusiva, visto que, muitos estudantes não são considerados neste processo. Além disso, foi constatada também a falta de coerência entre o que é planejado, executado e o que é avaliado pelos professores. Diante deste contexto, concluímos que é de extrema importância buscar caminhos e possibilidades para que os profissionais e a gestão da escola possam construir em colaboração, estratégias, ações e práticas que orientem o processo de avaliação na escola, em uma perspectiva que atenda a todos os estudantes, sem exceção.

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