Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A INFLUÊNCIA DA LITERATURA COMO MATERIAL DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107474 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 2105 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA LITERATURA COMO MATERIAL DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho vem relatar algumas experiências vivenciadas por alunas do curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas, este da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Estas experiências são vivenciadas através do programa Residência Pedagógica - PRP em uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas. O mesmo trabalho tem o propósito aperfeiçoar a formação teórica e prática nos residentes de licenciatura, com intuito de aprendizagens aos ingressantes, habilidades e competências para que lhes sejam permitidas a realização de um ensino de qualidade. Esse relato abordou uma observação quanto à estratégia utilizada pelas residentes no início da socialização/regência na sala de aula, atuando como futuras professoras, além de enfatizar a importância deste programa como oportunidade ímpar para os acadêmicos desta licenciatura. Foi apresentado aos alunos da escola Estadual de Educação Básica Lions Club, o gênero textual cordel, como foi proposto no planejamento com o preceptor/professor da turma. O que chamou à atenção foi: como o material de ensino utilizado numa experiência deste modelo, pode facilitar e contribuir no momento de prática dos residentes. Ademais, a literatura pode transformar o leitor, para um ser reflexivo, crítico e comunicativo. Através disso, analisou-se a importância de propor bons materiais de ensino para que a regência flua de maneira agradável, tanto para os alunos quanto para os futuros professores, os bolsistas do PRP.O presente trabalho vem relatar algumas experiências vivenciadas por alunas do curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literatu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2105_TB714_26042024200446.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA AZEVEDO VINTURA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA AZEVED" "autor_email" => "fernanda.vintura.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107474 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 2105 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA LITERATURA COMO MATERIAL DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho vem relatar algumas experiências vivenciadas por alunas do curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas, este da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Estas experiências são vivenciadas através do programa Residência Pedagógica - PRP em uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas. O mesmo trabalho tem o propósito aperfeiçoar a formação teórica e prática nos residentes de licenciatura, com intuito de aprendizagens aos ingressantes, habilidades e competências para que lhes sejam permitidas a realização de um ensino de qualidade. Esse relato abordou uma observação quanto à estratégia utilizada pelas residentes no início da socialização/regência na sala de aula, atuando como futuras professoras, além de enfatizar a importância deste programa como oportunidade ímpar para os acadêmicos desta licenciatura. Foi apresentado aos alunos da escola Estadual de Educação Básica Lions Club, o gênero textual cordel, como foi proposto no planejamento com o preceptor/professor da turma. O que chamou à atenção foi: como o material de ensino utilizado numa experiência deste modelo, pode facilitar e contribuir no momento de prática dos residentes. Ademais, a literatura pode transformar o leitor, para um ser reflexivo, crítico e comunicativo. Através disso, analisou-se a importância de propor bons materiais de ensino para que a regência flua de maneira agradável, tanto para os alunos quanto para os futuros professores, os bolsistas do PRP.O presente trabalho vem relatar algumas experiências vivenciadas por alunas do curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literatu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2105_TB714_26042024200446.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA AZEVEDO VINTURA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA AZEVED" "autor_email" => "fernanda.vintura.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho vem relatar algumas experiências vivenciadas por alunas do curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas, este da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Estas experiências são vivenciadas através do programa Residência Pedagógica - PRP em uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas. O mesmo trabalho tem o propósito aperfeiçoar a formação teórica e prática nos residentes de licenciatura, com intuito de aprendizagens aos ingressantes, habilidades e competências para que lhes sejam permitidas a realização de um ensino de qualidade. Esse relato abordou uma observação quanto à estratégia utilizada pelas residentes no início da socialização/regência na sala de aula, atuando como futuras professoras, além de enfatizar a importância deste programa como oportunidade ímpar para os acadêmicos desta licenciatura. Foi apresentado aos alunos da escola Estadual de Educação Básica Lions Club, o gênero textual cordel, como foi proposto no planejamento com o preceptor/professor da turma. O que chamou à atenção foi: como o material de ensino utilizado numa experiência deste modelo, pode facilitar e contribuir no momento de prática dos residentes. Ademais, a literatura pode transformar o leitor, para um ser reflexivo, crítico e comunicativo. Através disso, analisou-se a importância de propor bons materiais de ensino para que a regência flua de maneira agradável, tanto para os alunos quanto para os futuros professores, os bolsistas do PRP.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.