Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa
0 of 0
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102480 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 151 "titulo" => "UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Abordagens pedagógicas inovadoras e problematizadoras precisam ser utilizadas para fomentar o senso crítico e a autonomia dos estudantes, sobretudo nas temáticas ambientais. O objetivo foi desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Sustentabilidade Alimentar para estudantes do Ensino Médio. Em 14 aulas foram utilizadas estratégias como debates, cine-fórum, roda de diálogos, análise de infográfico, charge, leitura de artigos e construção de gráficos. A avaliação ocorreu durante todo o processo e a análise dos discursos e reflexões demonstrou evidência da ancoragem de novos conceitos aos conhecimentos prévios. Os estudantes demonstraram indícios de Aprendizagem significativa (AS) através da avaliação dos Domínios Ausubelianos, onde as diferentes atividades demonstraram expansão dos conceitos, além disso a Análise de Conteúdo dos textos ilustrou a reflexão crítica sobre o conteúdo abordado.Abordagens pedagógicas inovadoras e problematizadoras precisam ser utilizadas para fomentar o senso crítico e a autonomia dos estudantes, sobretudo nas temática" "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID151_TB65_09102023004213.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÉLIA SANTANA TORRES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCÉLIA" "autor_email" => "lucelia.torres@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102480 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 151 "titulo" => "UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Abordagens pedagógicas inovadoras e problematizadoras precisam ser utilizadas para fomentar o senso crítico e a autonomia dos estudantes, sobretudo nas temáticas ambientais. O objetivo foi desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Sustentabilidade Alimentar para estudantes do Ensino Médio. Em 14 aulas foram utilizadas estratégias como debates, cine-fórum, roda de diálogos, análise de infográfico, charge, leitura de artigos e construção de gráficos. A avaliação ocorreu durante todo o processo e a análise dos discursos e reflexões demonstrou evidência da ancoragem de novos conceitos aos conhecimentos prévios. Os estudantes demonstraram indícios de Aprendizagem significativa (AS) através da avaliação dos Domínios Ausubelianos, onde as diferentes atividades demonstraram expansão dos conceitos, além disso a Análise de Conteúdo dos textos ilustrou a reflexão crítica sobre o conteúdo abordado.Abordagens pedagógicas inovadoras e problematizadoras precisam ser utilizadas para fomentar o senso crítico e a autonomia dos estudantes, sobretudo nas temática" "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID151_TB65_09102023004213.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÉLIA SANTANA TORRES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCÉLIA" "autor_email" => "lucelia.torres@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Abordagens pedagógicas inovadoras e problematizadoras precisam ser utilizadas para fomentar o senso crítico e a autonomia dos estudantes, sobretudo nas temáticas ambientais. O objetivo foi desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Sustentabilidade Alimentar para estudantes do Ensino Médio. Em 14 aulas foram utilizadas estratégias como debates, cine-fórum, roda de diálogos, análise de infográfico, charge, leitura de artigos e construção de gráficos. A avaliação ocorreu durante todo o processo e a análise dos discursos e reflexões demonstrou evidência da ancoragem de novos conceitos aos conhecimentos prévios. Os estudantes demonstraram indícios de Aprendizagem significativa (AS) através da avaliação dos Domínios Ausubelianos, onde as diferentes atividades demonstraram expansão dos conceitos, além disso a Análise de Conteúdo dos textos ilustrou a reflexão crítica sobre o conteúdo abordado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.