Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO EM DOIS CURSOS PRESENCIAIS DE COMPUTAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100310 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7482 "inscrito_id" => 22190 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO EM DOIS CURSOS PRESENCIAIS DE COMPUTAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "resumo" => "Esta pesquisa tem como enfoque refletir sobre a qualidade do ensino superior em cursos da área de Exatas, especificadamente em Ciência da Computação. Assim, teve como objetivo identificar índices e fatores da evasão em dois cursos presenciais de Computação da Universidade Estadual da Paraíba. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes, estudantes e gestores dos referidos cursos, para compreender e identificar tais fatores. Diversos trabalhos quantitativos e qualitativos realizados (SILVA; SANTOS, 2017; SACCARO et al., 2019; CAMPOS, 2016) refletem que a evasão é um problema multifatorial, que pode envolver causas internas e individuais dos estudantes, como déficit na formação na educação básica, motivações emocionais ou financeiras, assim como acontecimentos na família e, principalmente problemas relacionados ao curso, o que inclui a didática docente, a estrutura curricular, os processos de avaliação, entre outros. O referencial teórico-metodológico para realizar este trabalho foi baseado nas ideias de Gil (2001), Yin (2010), Wazlawick (2021). Já Marques (2020), Cirne (2021), Maciel, Cunha e Lima (2015) e Hoed (2016) compõem a fundamentação teórica para explorar conceitos e fatores da evasão. Espera-se como resultados definir um panorama institucional sobre os fatores da evasão nos cursos investigados, bem como criar um banco de dados que integre taxas de evasão dos cursos analisados.Esta pesquisa tem como enfoque refletir sobre a qualidade do ensino superior em cursos da área de Exatas, especificadamente em Ciência da Computação. Assim, tev" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22190_TB7482_22082023000216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDO CANDEIA DE ALBUQUERQUE JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ALDO" "autor_email" => "aldo.junior@aluno.uepb.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100310 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7482 "inscrito_id" => 22190 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO EM DOIS CURSOS PRESENCIAIS DE COMPUTAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "resumo" => "Esta pesquisa tem como enfoque refletir sobre a qualidade do ensino superior em cursos da área de Exatas, especificadamente em Ciência da Computação. Assim, teve como objetivo identificar índices e fatores da evasão em dois cursos presenciais de Computação da Universidade Estadual da Paraíba. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes, estudantes e gestores dos referidos cursos, para compreender e identificar tais fatores. Diversos trabalhos quantitativos e qualitativos realizados (SILVA; SANTOS, 2017; SACCARO et al., 2019; CAMPOS, 2016) refletem que a evasão é um problema multifatorial, que pode envolver causas internas e individuais dos estudantes, como déficit na formação na educação básica, motivações emocionais ou financeiras, assim como acontecimentos na família e, principalmente problemas relacionados ao curso, o que inclui a didática docente, a estrutura curricular, os processos de avaliação, entre outros. O referencial teórico-metodológico para realizar este trabalho foi baseado nas ideias de Gil (2001), Yin (2010), Wazlawick (2021). Já Marques (2020), Cirne (2021), Maciel, Cunha e Lima (2015) e Hoed (2016) compõem a fundamentação teórica para explorar conceitos e fatores da evasão. Espera-se como resultados definir um panorama institucional sobre os fatores da evasão nos cursos investigados, bem como criar um banco de dados que integre taxas de evasão dos cursos analisados.Esta pesquisa tem como enfoque refletir sobre a qualidade do ensino superior em cursos da área de Exatas, especificadamente em Ciência da Computação. Assim, tev" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22190_TB7482_22082023000216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDO CANDEIA DE ALBUQUERQUE JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ALDO" "autor_email" => "aldo.junior@aluno.uepb.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa tem como enfoque refletir sobre a qualidade do ensino superior em cursos da área de Exatas, especificadamente em Ciência da Computação. Assim, teve como objetivo identificar índices e fatores da evasão em dois cursos presenciais de Computação da Universidade Estadual da Paraíba. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes, estudantes e gestores dos referidos cursos, para compreender e identificar tais fatores. Diversos trabalhos quantitativos e qualitativos realizados (SILVA; SANTOS, 2017; SACCARO et al., 2019; CAMPOS, 2016) refletem que a evasão é um problema multifatorial, que pode envolver causas internas e individuais dos estudantes, como déficit na formação na educação básica, motivações emocionais ou financeiras, assim como acontecimentos na família e, principalmente problemas relacionados ao curso, o que inclui a didática docente, a estrutura curricular, os processos de avaliação, entre outros. O referencial teórico-metodológico para realizar este trabalho foi baseado nas ideias de Gil (2001), Yin (2010), Wazlawick (2021). Já Marques (2020), Cirne (2021), Maciel, Cunha e Lima (2015) e Hoed (2016) compõem a fundamentação teórica para explorar conceitos e fatores da evasão. Espera-se como resultados definir um panorama institucional sobre os fatores da evasão nos cursos investigados, bem como criar um banco de dados que integre taxas de evasão dos cursos analisados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.